O Yogi Bhajan - Home
 

Yogi Bhajan
 
 
 
 
 
Yogi Bhajan, PhD, ensinou desde 1969 até 2004 em todas as partes do globo. Um professor incomparável, Yogi Bhajan, fixou o estandarte como um excepcional palestrante e um poderoso e único professor de professores. Ganhou sua reputação como um mentor e conselheiro sábio e confiável, enquanto ensinava as chaves para a meditação, a mente, a saúde, a cura, os relacionamentos e a espiritualidade.

Nascido em 1929, Yogi Bhajan obteve a mestria de Kundalini Yoga e Meditação aos 16 anos de idade. Mais tarde tornou-se o Mahan Tântrico (Mestre de Tantra Yoga Branco). Obteve seu Mestrado em Economia (1952) e seu Doutorado em Psicologia da Comunicação (1980). Autor de mais de 30 livros, os ensinamentos de Yogi Bhajan estão disponíveis em mais de 200 outros livros e vídeos. Eles são um tesouro de sabedoria e inspiração. Seus ensinamentos são precisos e de práticas, além de universais, atraente para todos, sem preconceito de crença, raça, país, casta ou profissão.
Yogi Bhajan


Yogi Bhajan foi nomeado para o posto ministerial único de Siri Singh Sahib do Sikh Dharma do Hemisfério Ocidental (Chefe Religioso e Autoridade Administrativa). Ele inspirou os Sikhs e os não Sikhs a viver os padrões superiores de espiritualidade, compromisso e compaixão. Ele foi o receptor de muitas distinções e proclamações pelo seu trabalho em promover a paz, cooperação inter religiões, empreendimentos de negócios conscientes e estilo de vida saudável.

    

      Para alcançar e elevar a todas as pessoas, Yogi Bhajan criou a Fundação 3HO (Organização Saudável, Feliz e Divina) nos Estados Unidos em 1969. A Fundação 3HO pertence ao grupo Não-Governamental das Nações Unidas e é uma comunidade global que promove saúde, estilo de vida consciente nos países ao redor do mundo. O legado 3HO continua vivo e cresce com o mesmo espírito de alegria, compartilhar, aceitação, vitalidade e contribuição que ele lhe deu.
 
      Ele compartilhou tudo, mesmo os ensinamentos mais esotéricos, eram para promover a simples meta de alcançar felicidade e realização espiritual. Um visionário, um professor, uma inspiração e um líder para milhões de pessoas, ele estabeleceu um legado que continua para servir à humanidade.

 

                O que é um ser liberado? E qual é a razão de sofrermos nas mãos do tempo? Cada pessoa tem dois lados. Um é o lado despreocupado e o outro é o lado descuidado. Quando alguém vive no seu lado despreocupado, é guiado por sua capacidade Divina. Quando vive no seu lado descuidado, ele é guiado por sua força animal. Despreocupação, não é o descuido de quebrar um copo ou acidentalmente jogando fora algo que você tinha a intenção de manter. Materialmente, somos considerados descuidados quando somos incapazes de executar nossas responsabilidades materiais. Mas, na realidade, somos descuidados de verdade quando perdemos nossa personalidade Divina—quando esse “algo”, que é muito precioso, além do valor, está perdido apenas por paixão.
Emoção e paixão são os dois compradores da nossa personalidade espiritual. Se você analisar este pensamento, você perceberá que tal barganha é cara demais. Estamos negociando o nosso Ser espiritual em troca de que? Este nosso mundo é uma fase transitória da vida. Ele não é permanente, mas nós sempre nos associamos com isso, como se pertencêssemos a ele e ele pertencesse a nós.
Subconscientemente, por trás de cada ação é o desejo de ser reconhecido. Mas se você classificar o seu desejo de reconhecimento e do jeito que você tenta ser reconhecido, você vai descobrir que quer reconhecimento sem maturidade. Você quer ser reconhecido como um ser maduro, mas você não desenvolveu a atitude madura de um ser despreocupado.
O único ser despreocupado é aquela pessoa que está livre da negatividade. Ela está liberada. Isto é uma lei cósmica que tal pessoa nunca sente escassez de alguma coisa. Um homem despreocupado não conhece qualquer miséria. Ele pode ser humilde, mas isso não significa que ele é miserável. Sempre sábio, ele navega através do tempo sem ser perturbado. Ele não precisa de qualquer correção por parte das mãos do tempo. Seu comportamento suave e a calma de personalidade são os sinais de que ele é um ser liberado. Em resumo, ele é sempre a pessoa mais feliz na Terra.
Isso não significa que você deve ser barrado de ter bens terrenos. A questão é o meio-termo. Não pode ser criado e nem destruído. Da mesma forma, emoção e envolvimento no desejo também são meios, mas a satisfação proporcionada por estas é temporária, não eterna. Se você entender como o vício em bebidas alcoólicas começa, entenderá essa Teoria do Envolvimento. É assim que funciona: Um homem que não bebe fica sob pressão e não sabe o que fazer. Ele vai para a casa de um amigo em busca de consolo, por ser um animal social, e por ter alguém participando de sua dor, ele se sente aliviado. O amigo oferece uísque para um efeito calmante e o homem é convencido a tomar uma bebida. O álcool entra no corpo e faz a sua ação química. Acalma os nervos, e energiza os centros de energia, de modo que a atitude do homem relaxa e torna-se flexível. É apenas um alívio temporário, mas a memória do primeiro sabor persiste na sua mente. Ele não pode nunca, jamais recuperar a suavidade do primeiro sabor de bebidas alcoólicas, mas para a luxúria deste sabor e para recapturar essa experiência, as pessoas se tornam habituais bebedores-alcoólicos. Elas acreditam que a melhor maneira de escapar das pressões da vida é continuar bebendo e, portanto, beber torna-se uma necessidade do corpo.
Da mesma forma, sempre que você se envolver em qualquer modo de vida, você está entrando em um canal em que vai continuar e continuar e continuar e nunca pode voltar para o ponto que você começou originalmente. Quando esquecemos a nossa base original de ação e nos tornamos envolvidos, tornamo-nos escravos.
Isso é visto em nosso conceito de vida inteiro, somos 15% escravos de rotina, do hábito. O homem deve ter certos hábitos, pois sem eles a vida não pode avançar. Mas ele pode atingir libertação, alterando o caráter desses mínimos hábitos requeridos. Existem dois tipos de hábitos: hábitos que promovem e hábitos que demovem. Hábitos que demovem fazem você infeliz física, mental e espiritualmente. Hábitos que promovem fazem você feliz física, mental e espiritualmente. Em sua vida, se você cultiva todos os hábitos que promovem, você terminará como uma pessoa divina liberada. Se você tem hábitos que não promovem, acabará sempre como náufrago físico, insano mental e defunto espiritual.
O hábito é imprescindível; é uma parte natural de sua personalidade e de sua mente. Quando você está agindo sob um hábito que não promove, está totalmente na personalidade negativa. É também um fato que, se você entrar em qualquer um hábito negativo, atrairá automaticamente suas quatro irmãs de hábitos, porque elas gostam de ficar juntas. Estes cinco hábitos de comportamento e atitude que não promovem são: avareza, ira, luxúria, apego e ego negativo (orgulho). Quando uma irmã entra em casa, chama as outras para se juntarem a ela. Cada hábito é suportado em dois tripés: 1) Física, Mental e Espiritual; e 2) Passado, Presente e Futuro.
Há dois instintos orientadores no homem. Ou está melhorando o seu futuro ou está bloqueando a melhora do seu futuro. Se você estiver consciente disso, e tiver um desejo honesto e sincero de melhorar o seu futuro, você sempre terá hábitos que promovem. Ó homem, se você nem se preocupa com Deus, ao menos preocupe-se pelo futuro. Quando você se preocupar o suficiente com o seu futuro para ter hábitos que promovem, você se tornará uma pessoa liberada.
Uma pessoa liberada é sempre uma pessoa feliz. Não falta qualquer conforto material. Ela não conhece nenhum poder na Terra que possa insultá-la. Ela vive com graça neste mundo e quando deixa o corpo, é respeitada pelas gerações futuras. Todo mundo pode ser assim. Maior pecador de ontem pode ser um Santo neste minuto. A única coisa requerida é uma decisão. "Eu sou o vigia do meu futuro e escolho ser uma pessoa liberada, ou eu sou quem bloqueia meu futuro e vou pelo aspecto físico-material do mundo?" Para qualquer pessoa que bloqueia seu futuro, é um facto garantido que sofrerá no futuro. Qualquer pessoa que se aproveita do "agora" e causa a perda de outra pessoa, bloqueia o seu futuro. Qualquer um que leva vantagem do "agora" convida problemas do Sr. Futuro.
Mantenha uma atitude positiva com hábitos que promovem por 40 dias e conseguirá mudar o seu destino. Este conceito psicológico do comportamento humano é um padrão que pode guiá-lo até esse objetivo que está escrito nas escrituras como Paraíso.
No Ser, a pessoa tem que semear a semente de vibrações divinas e com o poder destas vibrações, tem que morar no Supremo, que é uma verdade, uma realidade e uma força primal sempre viva. Esta força primal foi nomeada Deus pelos cristãos; Paramatman pelos hindus; e Allah pelos muçulmanos. Algum nome foi dado por todos, mas a Consciência Universal deste Espírito Universal tem um nome, que é a Verdade, assim podemos chamá-lo "Sat" e lembrá-lo como "Sat Nam". "Sat", na linguagem dos Deuses, em sânscrito, significa "Verdade". "Nam" significa "Nome". Assim, sem disputa, podemos dizer que a Consciência Universal, que o Espírito Universal, que a força criativa em nós, tem um nome universal e que é "Sat Nam".
Todos aqueles que querem libertar-se e buscar habitar no Supremo devem limpar os seus corpos físicos e dirigir o seu ser mental para o Sat Nam, o ser dos seres.
Aquele que habita nas vibrações deste Nam Santo, Sat Nam, nas primeiras horas do dia, antes do amanhecer, quando os canais de vibrações estão muito limpos e claros, perceberá o conceito de um Ser Liberado mediante a graça deste Bij Mantra que desperta a Deusa da Consciência na pessoa. Ele, então, vive como um homem liberado no planeta Terra.

 

Veja também:
Numerologia 2017
Localização
Grade de Horários
Como é uma aula